quinta-feira, 18 de outubro de 2007

O segredo do segredo

Diz a propaganda que todo mundo só fala num tal de Segredo. Claro, o dito cujo não é de graça: precisa comprar o DVD ou ler o livro. De preferência, ambos. Mas não é necessário tanto. Um pouco de atenção, aquela pausa básica pra pensar na vida e pronto: o Segredo não tem mais segredo. Descobre-se tudo na maior moleza.

Como em sessões de fisioterapia, por exemplo. Você fica lá, faz um alongamento aqui, um exercício ali, e parte para o inevitável "choquinho". Nada pesado, longe de neurônios fritos e lobotomias definitivas. Apenas uns repuxões e uns tremeliques - no joelho, sempre ele, bem entendido. Ora, pois.
Então sucede que o tempo escorre. Mui lento. A fisioterapeuta faz aquela saída estratégica ("qualquer coisa chama, tá?") e você ali. Você e algumas revistas que já têm idade para tirar habilitação, votar e ter responsabilidade penal. Só perdem para as de consultório de dentista, cujos temas normalmente variam entre os últimos lançamentos da indústria do aço e a situação sociocultural dos esquimós em algum reduto na Finlândia.
Enfim.
Mas o universo, às vezes, conspira. E foi na fisioterapia, folheando uma daquelas revistas de estética-alimentação-vida saudável (na verdade, panfletos escravizantes com mensagens subliminares) que caiu a ficha: há em curso uma conspiração para enganar uma multidão de infelizes, insatisfeitos e depressivos. Tudo muito lindo e embalado com papel crepon vermelho, mas ainda assim, terrivelmente perverso.
Pois dizia na revista que um médico americano (mais um) criou uma tal infalível "Dieta dos 7 Passos para Emagrecer e Acabar com o Efeito Sanfona"...Quem nunca reparou, veja e perceba: TUDO QUE É MILAGROSO CARREGA O NÚMERO 7!
O guru do alto-astral empresarial, Steven Covey tem os seus "7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficientes". O dr. Phil (o tal do efeito sanfona...)vem com a tal "Dieta dos 7 Passos"...até a Bíblia tem lá os seus 7 selos no Apocalipse! E tem quem ainda acredite nas bestas do Apocalipse - se bem que, nesse caso, besta é o que não falta nesse mundão.
Oras. E 7 não é o número da mentira? Então! Aposto que o Covey a-do-ra ver todo mundo achar o máximo os tais 7 hábitos...e nada de ganhar bufunfa com isso, que, no fundo é o objetivo mesmo dessa parolagem de "ser eficiente", "investir no relacionamento".... Eficiente mesmo, só ele, que fatura os seus zilhões às expensas dessa plêiade de desavisados. E o dr. Phil? Alguém aí já viu dieta funcionar mesmo, ali, no duro? A gordinha ir para a capa da revista com corpaço de mulher inflável e o bonitinho virar Mr. Universo? Então, tá. E a dieta da lua? O ciclo lunar não tem 7 DIAS???
E os 7 pecados capitais, hein? Hein? Quem "agarantche" ser pecado matar aquele leite condensado que implora por isso na despensa? Entupir-se de pancetas regadas a uma bem gelada? Gula? Luxúria?

Ora....Inveja? Não é a inveja que move o mundo e os salões de cabeleireiro?
Tudo isso cheira a uma grandessíssima fraude para nos fazer carneirinhos.
Aguardem. Em breve lanço o imperdível "As 7 Fraudes que você precisa conhecer". Nas bancas e em DVD.
(Publicado no jornal Comércio do Jahu em 18.10.2007, p. 2)

Palestra e artigo

Fiz palestra ontem para o pessoal do 4º ano de Letras das Faculdades Integradas de Jaú, na Jornada de Educação 2007. Foi bacana. Pouca gente - fiquei sabendo q o povo aproveita a semana de palestras para faltar, vai entender - mas acho q as discussões foram boas. Pensamos sobre estratégias de leitura em sala de aula, especialmente para crianças. Ainda é um problema sério: uma das meninas comentou que o sobrinho está perdendo o tesão por leitura com a obrigatoriedade de fazer resumo de livros. "Tarefa" da escola para um garoto de dez anos! Resumo de livro é o óbvio do básico, desnecessário e chato. Melhor discutir a história com os colegas, criar outros finais, entender o contexto. Quem quer saber da mesma história que já leu, principalmente aos 10 anos? É de matar.
Hoje saiu mais um artigo no Comércio. É este que está logo aí pra cima.
À noite, outra palestra. Desta vez, no Senac. O tema: "Educação e novas mídias: que aluno é esse?". Tem sido um problema pra muitos colegas em sala de aula. A galera anda ligada demais em tecnologia e isso bate forte na hora de aprender. Como ensinar na base do giz quem consegue uma informação, por exemplo, com recursos multimídia?
Ao mesmo tempo, o aluno ainda espera da escola o acesso ao conhecimento e é nela que constrói ao menos parte dos seus significados. Só não têm falado ambos a mesma língua.