sexta-feira, 13 de julho de 2007

Bloqueio mental

No começo era um tal de Verbo. Pelo menos, é o que dizem. Mas agora, assim, meio que no final, rola mesmo são uns verbos que nos fazem de bobos. Tipo os textos da campanha da Oi por um tal "bloqueio não" dos celulares pelas operadoras.
Há que se tirar o chapéu: tudo tem cara de uma extensa e bem intencionada campanha cívica (rufem os tambores!) pelo desbloqueio de aparelhos, mas é um tremendo blá-blá-blá da Oi. Pior do que os filmes comerciais são os "depoimentos" de artistas e descolados, falando do bloqueio como se houvessem encontrado o fim do arco-íris. Basicamente, ridículo. Feito o chato do Mion abaixo.
Bom mesmo é ter como princípios de vida as frases desse cara aqui, ó.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Mais do mesmo de novo outra vez

Dia de visita. Estamos na Francal, versão 2007, e tudo o que consigo ver é a mesma versão de sempre de outros tantos anos anteriores. Feira de "business" é boa pra quem quer business. De resto, as mesmas caras e pernas nas entradas dos estandes, os 'isspéérrrtos' jogando 'street' na quadra improvisada e, claro, a mesma profusão de econono-inglês: fazer um "approach" ou "alinhar as percepções" (esse sim, um misto de borracharia com pai-de-santo). O prêmio vai para o colega que intimou ao microfone: "aspirante Fulana", favor comparecer ao café. Aspirante? Ao que aspira uma aspirante? A poder chamar alguém algum dia de "aspirante"?
No mesmo estande um cartazete avisava: "Cadastramos prepostos. Necessária muita resistência física e mental" (!!!). Imagino que o candidato será incumbido de abrir o mercado afegão a tapas para então inundá-lo com sandálias de borracha ou, no mínimo, montará uma loja flutuante no delta do Nilo.
Há boas idéias, embora raras. Uma delas é a marca 1001 Retalhos, cujo trabalho com bolsas consegue mostrar um Brasil mais interessantes. Todas as criações possuem temas regionais, como São Paulo, Árvores do Brasil e os modelos em patchwork com representações folclóricas (banda de pífaros, Boi Bumbá, etc. Uma das sócias, Ana Paula, diz que a idéia é justamente mostrar o "bom Brasil", isto é, a cultura longe apenas da inzonice, da malemolência, do apelo sexualizado. O trabalho ficou muito legal e pode ser visto aqui.

terça-feira, 10 de julho de 2007

Como ser enganado e ainda pagar por isso

Eles estão chegando. Na verdade, estão entre nós há algum tempo, mas a coisa toda parece ter degringolado de vez.
Não, não são alienígenas. Esses deixaram de causar medo desde a explosão dos implantes de silicone e das plásticas radicais. Para quem sobrevive a encontrar mulheres de cavanhaque - tamanho o repuxo -, ETs são fichinha.
A "questã" são os manuais para praticamente tudo, que já são uma ameaça tão séria quanto pouco levada a sério. Percebeu? Semanalmente são dezenas, talvez centenas de mensagens em cada caixa postal: "Torne-se um líder agora!", exige um deles; "Sua vida como você sempre quis!", vaticina outro (pausa: deveria cair de joelhos e orar em direção a Meca por alguém ser tão solícito a ponto de não só saber qual vida eu gostaria, mas de me ensinar a obtê-la! Graças, hosana!); "Seja seu próprio patrão", suplica ainda outro, provavelmente isento de qualquer sarcasmo, ironia ou pura sacanagem por dizer isso no Brasil, onde empregos pululam nas esquinas e vagas milionárias surgem todos os dias.
Acabaremos num grande manual, sem dúvida. Daqui a pouco lançam "Como entender manuais: guia prático em 12 lições". Aliás, números são cabalísticos. Todos ensinam tudo em 7 ou 12 passos, infalivelmente. Ao menos para quem os escreve, pelo menos, que enche as burras com o dindin dos crédulos, quer dizer, dos futuros líderes, visionários e profetas. Duvida? O termo "em 7 lições" retornou em uma pesquisa básica 279 endereços no Google, que subiram para 1.850 com "em 12 lições". Muito bem. Estamos devagar, precisamos mais de 12 passos do que 7. Vou lançar um manual sobre isso: "Como fazer em 7 passos o que os outros conseguem em 12".
Tudo é muito explicadinho, não? "Quer emagrecer? Me pergunte como". Aí, você pergunta e pimba: além do manual, há que comprar mais ou menos 94 quilos de shakes com sabores ótimos como artemísia, feno, cedro e outros seres encantados do reino vegetal.
E as dietas? "Barriga tanquinho com apenas 5 minutos por dia" (alguém devia prender o autor e toda a equipe de reportagem por esse tipo de coisa); "Dieta da Lua: emagreci 12 quilos em três meses" (e foi ver a lua cheia em algum sanatório); "Emagreça sem esforço" (claro, isso é fácil. Tento toda semana ficar milionário sem esforço. Ainda não consegui, mas eu chego lá).
Enfim.
Basta aguardar. Em breve, o incrível "Emagreça, seja seu patrão, torne-se um líder e cuide da sua vida em apenas 6 lições sem sair casa com apenas 5 minutos por dia". Nas melhores livrarias e bancas do universo.