segunda-feira, 16 de junho de 2008

Oficina de Fotografia Ambiental - SESC Araraquara


Oficina de Fotografia Ambiental - SESC Araraquara
Upload feito originalmente por rcastro2005

Terminamos no sábado (14) uma Oficina de Expedição Fotográfica Ambiental no SESC-Araraquara. Foi bacana, com uma saída temática pela cidade e alguns recortes interessantes na captação das imagens. Mais do que pensar apenas em natureza, o trabalho permitiu ao pessoal que participou da Oficina ter um olhar singular sobre a própria cidade. Fomos a locais por onde se passa cotidianamente, mas, às vezes, pouco se vê mais detidamente.
O material agora vai servir para uma oficina de mapeamento digital e virtual em ferramentas gratuitas e online, com as imagens servindo como referência para geolocalização.
Daqui a pouco, um álbum no Flickr com as fotografias.

Milésimo transplante de medula óssea no HAC


Milésimo transplante de medula óssea no HAC
Upload feito originalmente por rcastro2005

Semana passada, mais uma foto no Hospital Amaral Carvalho, em Jaú. Desta vez um trabalho freelance para a própria Fundação Amaral Carvalho por meio da Lettera, que cuida da assessoria de comunicação.
O garoto Paulo Henrique Nunes, catarinense de 15 anos, recebeu o transplante de um irmão. O garoto sofre de leucemia mielóide crônica.
A foto foi publicada no Correio Lageano, que circula na região de São Joaquim, de onde o adolescente veio para o tratamento no HAC.
Houve também uma matéria publicada no Portal G1, da Globo.com.
Ainda discutimos nos grupos do Flickr a questão da citação de autoria das fotos, que, talvez por terem sido enviadas pela assessoria, entram como "divulgação", sem crédito.
Há algumas indefinições sobre a obrigatoriedade do crédito do repórter fotográfico ou não nesses casos, mas acho que ainda vale, para a maioria dos veículos, o fato de a imagem não ter sido contratada diretamente pela pauta.