terça-feira, 1 de maio de 2007

Sobre a legalização do aborto no Brasil

Estamos trabalhando em sala de aula com os alunos do 3º ano de Ensino Médio o tema da legalização do aborto no Brasil. Muito se tem discutido por aqui ou mesmo em outros países, o que aumenta a chance de o assunto estar na mira dos próximos vestibulares.
Além do material em sala de aula, seguem abaixo alguns links por meio dos quais é possível encontrar textos sobre a questão:

Em Portugal - artigo de universitário do King´s College sobre a legalização do aborto naquele país.

Carta na IstoÉ - texto da redatora-chefe da IstoÉ Gente, Gisele Vitória, sobre o tema.

Opinião - entrevista com o juiz paulista Francisco Bruno

Notícia - sobre projeto para legalização do aborto no Brasil

Artigo contra a descriminalização do aborto

México - nota no sítio Último Segundo sobre a descriminalização do aborto no México, com link para mais informações no site da BBC

Opiniões diversas - interessante o debate promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com artigos de dois médicos da Faculdade de Medicina, nos quais eles expõem pontos de vista diferentes. Vale a pena ler para entender e comparar os argumentos.

Não ao aborto - sítio na internet do Movimento em Defesa da Vida

Pesquisa - material acadêmico com pesquisa entre mulheres no Rio Grande do Sul sobre o tema

domingo, 29 de abril de 2007

Publicidade abusiva

Quarta-feira comentei em classe o novo filme publicitário do Palio 1.8 veiculado na tevê brasileira. Um absurdo: três carros explicitamente participando de um racha, o conceito de performance unicamente ligado à velocidade. Isso num país no qual 17,1% das mortes entre jovens são causadas por acidentes de trânsito.
Na sexta, uma boa notícia: o comercial foi alvo de duas ações judiciais e o Conar determinou a suspensão da veiculação. Algumas coisas ainda funcionam por aqui.