terça-feira, 13 de novembro de 2007

Comunicação, vestibular e mercado

Esse povo gosta é mesmo de comunicar. Jornalismo é o curso mais concorrido no Fuvest 2008, com 41,63 candidatos/vaga na ECA (Escola de Comunicação e Artes). Tudo bem, são poucas vagas (apenas 60) e o número total de inscritos é menor do que em Medicina, também na USP (12.973 candidatos), mas ainda mostra o vigor e a excelência da maior universidade do País.
Em que pese a crise no setor de comunicação, com mais veículos disputando as mesmas verbas publicitárias e, em alguns casos, excesso de profissionais no mercado, o que se vislumbra é o crescimento das oportunidades.
A questão, no entanto, parece ser a encruzilhada na qual está o setor: jornais procuram alternativas para não perder leitores; blogs ainda ensaiam uma postura mais firme como referenciais de informação, mas ainda são incipientes; veículos tradicionais da mídia eletrônica, como a tevê e o rádio, tentam encontrar um casamento ideal com internet e redes de celular mas ainda não firmaram um formato que se prove estável e lucrativo.
Em todo esse meio de campo ficam jornalistas, publicitários e toda essa fauna que caminha das redações aos estúdios, dos meios ditos reais aos virtuais. Ainda falta um tanto para saber no que vai dar.
A matéria do Estadão online sobre o Fuvest 2008 está aqui.