Palestra e artigo
Fiz palestra ontem para o pessoal do 4º ano de Letras das Faculdades Integradas de Jaú, na Jornada de Educação 2007. Foi bacana. Pouca gente - fiquei sabendo q o povo aproveita a semana de palestras para faltar, vai entender - mas acho q as discussões foram boas. Pensamos sobre estratégias de leitura em sala de aula, especialmente para crianças. Ainda é um problema sério: uma das meninas comentou que o sobrinho está perdendo o tesão por leitura com a obrigatoriedade de fazer resumo de livros. "Tarefa" da escola para um garoto de dez anos! Resumo de livro é o óbvio do básico, desnecessário e chato. Melhor discutir a história com os colegas, criar outros finais, entender o contexto. Quem quer saber da mesma história que já leu, principalmente aos 10 anos? É de matar.
Hoje saiu mais um artigo no Comércio. É este que está logo aí pra cima.
À noite, outra palestra. Desta vez, no Senac. O tema: "Educação e novas mídias: que aluno é esse?". Tem sido um problema pra muitos colegas em sala de aula. A galera anda ligada demais em tecnologia e isso bate forte na hora de aprender. Como ensinar na base do giz quem consegue uma informação, por exemplo, com recursos multimídia?
Ao mesmo tempo, o aluno ainda espera da escola o acesso ao conhecimento e é nela que constrói ao menos parte dos seus significados. Só não têm falado ambos a mesma língua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário