terça-feira, 6 de março de 2007

Violência: aula e cidadania

Um dos muitos desdobramentos do caso do garoto João Hélio Fernandes foi o caso ter ido parar em sala de aula. Inevitável. Para ampliar o debate e inserir os alunos no processo de opinar e agir sobre o assunto, criamos uma aula com os seguintes passos:

Aula 1 - Tema: Redução da maioridade penal

Entrega de textos sobre a morte do garoto João Hélio Fernandes e análises publicadas em jornal sobre a redução da idade penal

Discussão em sala de aula, com anotação dos diversos pontos de vista e posicionamentos a respeito da proposta de alteração na Constituição

Definição dos grupos de trabalho e escolha do(s) aluno(s) responsável(is) por levantar contatos (jornalistas, políticos, etc)


Aula 2

a) Reunião das equipes em sala de informática
b) Cada equipe (duas a três pessoas) desenvolveu um texto com argumentos e contra-argumentação a respeito do tema.
c) A seguir, o material foi transformado em texto em prosa, com no máximo 15 linhas, no qual a equipe deve deixar claro sua opinião a respeito do tema “Redução da maioridade penal”. Deve ser dado um nome a esse arquivo.
d) Os responsáveis por listar parlamentares e outros profissionais ligados ao tema se encarregaramm de enviar, via e-mail, texto com as opiniões emitidas pelos alunos.
e) As respostas recebidas foram encaminhadas aos alunos.

Regras
- Não seriam aceitos textos com teor discriminatório de qualquer tipo (raça, posições socioeconomicas, etc)
- Os textos deveriam seguir a norma culta da língua portuguesa
- Mesmo sendo enviados via internet, os textos deverão seguir a norma de textos impressos, sem gírias, expressões próprias da web, etc
- Não seriam aceitos textos com palavrões

O resultado, incluindo a carta de abertura do material enviado a todos os deputados federais eleitos por São Paulo e jornalistas pode ser lido aqui.

(Aula aplicada em duas classes de Terceiro Ano do Ensino Médio no Colégio Academia, em Jaú/SP)

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